Para incentivar o diálogo sobre o discurso de ódio, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) vai promover o seminário internacional “Desinformação, Liberdade de Expressão e Enfrentamento ao Discurso de Ódio”. A atividade ocorre em Brasília (DF), na próxima terça-feira (21), com transmissão pelo Youtube do MDHC, e integra a programação da 42ª Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH). O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participará da abertura do seminário, que também será a primeira atividade dos trabalhos da RAADH no Brasil.
O evento é voltado para participantes que se inscreveram previamente, bem como os integrantes de cada delegação que participa da RAADH no Brasil. Veículos da imprensa interessados em cobrir o seminário devem enviar um e-mail com o Nome Completo, CPF e veículo para: imprensa@mdh.gov.br.
As discussões irão reunir representantes dos países que compõem a RAADH para debater sobre a temática do âmbito da América do Sul. Além do ministro, participam também a assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Letícia Cesarino, o assessor especial de Comunicação Social, Ruy Conde, e o advogado, pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos e relator do Grupo de Trabalho para apresentação de estratégias de enfrentamento ao discurso de ódio e ao extremismo do MDHC, Camilo Onoda Caldas.
O assessor de Políticas Públicas de Segurança e Direitos Humanos do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraguai, Edward Bogado, será um dos painelistas, além do sociólogo Ezequiel Ipar, que é doutor em Ciências Sociais e Filosofia, além de professor da Universidade de Buenos Aires.
Ineditismo
Diante das campanhas de desinformação recentes que se desencadearam no Brasil, o MDHC criou o Grupo de Trabalho (GT) de Combate ao Discurso de Ódio e Extremismo, composto por representantes governamentais e especialistas.
Em julho deste ano, o GT entregou seu relatório final, com encaminhamento e sugestões de iniciativas e políticas públicas para enfrentar a desinformação e em defesa da comunicação em bases democráticas.
Para especialistas integrantes do GT, o discurso de ódio opera pelas tecnologias de ódio que, amplificadas em ambientes virtuais tóxicos, estimulam atos de violência. O GT discutiu a instrumentalização do ódio pelos modelos de negócios das plataformas digitais, bem como por estratégias políticas que objetivam promover ideais antidemocráticos, excludentes e segregadores.
RAADH
A Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH) é um espaço de coordenação intergovernamental sobre políticas públicas de direitos humanos, que reúne as principais autoridades das instituições competentes na matéria. Funciona como uma instancia especializada do Mercosul. Esta é a segunda reunião de 2023. A primeira ocorreu em maio, na Argentina, que exerceu a presidência antes do Brasil.
Saiba mais sobre toda a programação da RAADH neste link
Serviço
Seminário “Desinformação, Liberdade de Expressão e Enfrentamento ao Discurso de Ódio”
Data: 21 de novembro (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – Sala Nexus
Transmissão: Youtube do @mdhcbrasil
Credenciamento de jornalistas: Enviar Nome Completo, Veículo e CPF para o e-mail: imprensa@mdh.gov.br, com o Assunto – Credenciamento Seminário RAADH.