Ódio ou opinião?

MDHC realiza primeira reunião do GT de combate ao discurso de ódio na próxima segunda-feira (6)

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participa nesta segunda-feira (6) da primeira reunião do Grupo de Trabalho para o combate ao discurso de ódio e extremismos. O GT tem o objetivo de levantar, de modo voluntário, informações e construir um relatório que oriente iniciativas para educação dentro da perspectiva dos direitos humanos.

Acesse a portaria que instituiu o GT

Com a participação do demais integrantes, a principal pauta nesse primeiro encontro é a apresentação de um cronograma de trabalho a partir da divisão em três etapas: uma fase de diagnóstico, depois uma fase de proposição de medidas e, por último, a elaboração do relatório final. A intenção inicial da reunião é conseguir aprovar o cronograma de trabalho e os eixos temáticos que serão abordados em cada uma das etapas.

Sobre a sugestão de ações públicas, o advogado e relator do GT, Camilo Onodas Caldas, reforça o compromisso e cuidado com as informações. “Nessa primeira fase faremos o diagnóstico para coletar informações, dados e estatísticas a respeito de discurso de ódio. Nosso objetivo é colocar esses dados à disposição da sociedade para que tenham acesso e possam entender a gravidade dessa questão”, esclarece.

Próximos passos

Com a realização da primeira reunião de modo híbrido nesta segunda-feira (6), às 16h, a ideia é que os encontros ocorram semanalmente, com uma duração de 3 horas aproximadamente e com a participação de todos os 22 representantes da sociedade civil, além de atores do governo federal indicados pelo ministro Silvio Almeida. A previsão inicial é de que os trabalhos ocorram durante 180 dias, podendo haver prorrogação.

Pular para o conteúdo