Ódio ou opinião?

Discurso de ódio: as redes sociais devem ser responsabilizadas?

Plataformas digitais: a importância da responsabilização

“Se há regras no trabalho, na escola e no trânsito, por que no ambiente das redes sociais, em que há uma série de interações, não haveria regras?”, questionou o ministro Silvio Almeida ao responder à pergunta “Você acha que as redes ‘antissociais’ deveriam ser responsabilizadas?” no quadro “Ministro Fora da Caixa” sobre discurso de ódio na internet.

Na ocasião, Silvio Almeida defendeu que quando há regras, há responsabilidade. “Essa responsabilização é um imperativo dos direitos humanos”, explicou. Para o ministro, enquanto não houver a regulação das plataformas digitais, o dilema que equipara o valor da vida humana ao lucro dessas empresas permanecerá favorecendo e alimentando um ambiente que, além de colocar as pessoas umas contra as outras, promove a prática de atividades criminosas.

Ministro Fora da Caixa
O “Ministro Fora da Caixa” é um quadro publicado exclusivamente nas redes sociais do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O conteúdo traz um compilado de perguntas sobre determinado tema, enviadas por seguidores ao ministro da pasta, Silvio Almeida. As cinco melhores perguntas são respondidas por Silvio diretamente no Instagram, por meio dos Stories. Os melhores momentos de cada dúvida são editados em formato vídeo para publicação no feed.

Assista ao vídeo na íntegra!

Pular para o conteúdo