Ódio ou opinião?

MDHC e Google buscam alternativas para combater discurso de ódio em plataformas digitais

Na busca por soluções para enfrentar o discurso de ódio, especialmente em ambientes virtuais, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, recebeu nesta quarta-feira (8) o vice-presidente da área de integridade e segurança do Google, David Graff, em Brasília.

O ministro considera a parceria com a Google fundamental para encontrar soluções e punir responsáveis por disseminar discursos de ódio. “Sabemos que essa é uma questão global. Aqui, no Brasil, muitas pessoas sofrem com ataques gratuitos. A parceria com o Google é essencial para entender, saber de onde vem e punir essas pessoas. Essa é uma questão urgente para nós”, apontou o gestor. 

O representante da Google afirmou que é possível criar ferramentas assertivas para enfrentar comportamentos nocivos na internet. “Já temos tecnologias que identificam esse tipo de crime. Nesses casos, é necessário parametrizar essas ferramentas e fazê-las trabalhar a nosso favor,” indicou David Graff. Para ele, a reorientação cultural com o objetivo de educar toda a sociedade também faz parte dos esforços para enfraquecer a violência nas redes.

Pular para o conteúdo